terça-feira, 26 de julho de 2011

No duelo de estrelas, o termômetro do Flamengo

RIO - Em toda a temporada de 2011, contam-se nos dedos as vezes que o Santos teve todas as suas estrelas juntas. No Campeonato Brasileiro, então, isto ainda não havia acontecido. E coube ao Flamengo ter pela frente a força máxima santista, ainda por cima, com a estreia de Ibson. Poucos jogos neste campeonato vão reunir tantos jogadores com passagem pela seleção brasileira (a partida é nesta quarta-feira, às 21h50m). No Santos, o zagueiro Edu Dracena, o lateral Léo, além de Elano, Ganso e Neymar. Pelo Flamengo, Leonardo Moura, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. A prova de fogo pode fazer muitos rubro-negros lamentarem enfrentar o Santos justamente em seu primeiro jogo com força total. Mas o desafio pode ser olhado como uma oportunidade.
Na Vila Belmiro, onde só venceu um jogo oficial na história, o Flamengo tenta uma vitória com sabor de afirmação definitiva de seu poderio no Brasileiro. Na única vez que venceu lá, foi campeão, em 2009.
- É um desafio bom. Todos sabem o que significa para nós este jogo - disse o lateral Junior Cesar. - Já enfrentei Neymar algumas vezes. Ele tem muita habilidade, dribla em velocidade. É muito difícil marcá-lo. Mas o Santos não é só Neymar.
- Vai ser um jogo difícil, mas gostoso de jogar. Imagino um jogo aberto. São dois times que não dão pancada. Os jogadores deles são badalados. E com mérito. Ganharam o Paulista e a Libertadores, vários estão na seleção - admitiu o atacante Deivid.
O Flamengo de hoje mira o equilíbrio. Dentro e fora de campo. Dentro, construiu nas sete primeiras rodadas do Brasileiro a invejável média de 16 gols marcados, com média superior $dois por jogo. Mas sofrera oito. Desde o jogo com o São Paulo, quando Aírton estreou, a defesa sofreu um gol em quatro jogos. Mas o ataque fez só três.
Conversa com ThiagoFora de campo, o passo rumo ao equilíbrio pode ter sido dado ontem. Vanderlei Luxemburgo chamou Thiago Neves para uma conversa. O meia se desculpou por ter forçado cartão e desfalcado o time contra o Ceará . Mas, ao contrário do que dissera inicialmente, negou o envolvimento de Ronaldinho Gaúcho. Luxemburgo decretou que o caso está encerrado.
O assunto virou uma espé$de tabu no elenco. Os jogadores evitaram comentar o caso. Deivid até entrou no tema. Ele amenizou a situação de Thiago Neves, mas disse que o caso serve de lição.
- Não acho que foi para isso tudo - disse, referindo-se à repercussão. - Um monte de jogador dá esse tipo de declaração. Talvez ele tenha sido infeliz pelo momento, mas pode ser bom para ele aprender.
Assim como Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho participou ontem do treno com os reservas e jogadores que não atuaram no empate com o Ceará. Os dois voltarão ao time amanhã, na Vila Belmiro. Aírton, que irritou Van$Luxemburgo pela forma como foi suspenso - ele agrediu o tricolor Souza no Fla-Flu -, deve continuar cumprindo a punição de quatro jogos. Ontem, no entanto, o Flamengo entrou com pedido de efeito suspensivo no tribunal. Ontem, o atacante Jael, novo reforço rubro-negro, participou do treino com os companheiros.
A diretoria do Flamengo está conversando com a Unicef sobre uma parceria para iniciar um projeto social. O clube pode até ceder à entidade um espaço no uniforme, que não seja aquele destinado ao patrocinador principal, parceiro que o clube ainda busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário