segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TRISTESA PARA TORCEDORES DO FLAMENGO

                                        Uma derrota inacreditavél entre Flamengo e Grêmio.
      Flamengo perde o jogo para Grêmio de 4x2 jogo de virada foi uma derrota para torcedores do Flamengo mais as superações então por vim esperamos com passiência e o nosso mengão irá subir...  

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Flamengo 3×2 Fluminense – Bottinelli decidiu clássico dos times sem contra-ataque

dom, 09/10/11
por André Rocha |
No primeiro tempo do Fla-Flu no Engenhão, os times se igualaram taticamente: ambos atuaram no 4-3-1-2. O Fluminense, porém, foi mais encorpado, mesmo sem Fred, marcou à frente e pressionou um Flamengo esfacelado – sem Felipe, Aírton, Willians e Ronaldinho – e acuado pelas circunstâncias. O lento Maldonado não achou Deco e Marquinhos, que revezavam na articulação, e os laterais Mariano e Carlinhos levaram nítida vantagem sobre Júnior César e Léo Moura, o que obrigou Diego Maurício a voltar demais ajudando a marcação e Muralha a abrir pela direita para auxiliar no combate. Recuado, errando passes e sem opção para o contragolpe, o Fla praticamente não criou.
Equipes no 4-3-1-2. Flu mais agressivo, com apoio dos laterais e revezamento de Deco e Marquinho na ligação; Fla acuado e sem contragolpe pelo recuo de Diego Maurício.
O time de Abel voltou do intervalo ainda mais incisivo e apertou até abrir o placar com Sóbis – falha de Léo Moura na cobertura por dentro. Luxemburgo fez três mexidas praticamente simultâneas. Com Negueba, Jael e Botinelli nas vagas de Diego Maurício, Deivid e Maldonado, o Fla se repaginou num 4-2-3-1, com Bottinelli e Thiago Neves revezando no centro e à esquerda, e avançou suas linhas. Foi a vez do Flu perder força ofensiva pelo cansaço de Deco e a ausência de uma referência de velocidade no ataque – Sóbis não é este elemento, muito menos Rafael Moura.
Thiago Neves empatou, o Fla manteve a ocupação do campo de ataque e quase virou em três oportunidades em cinco minutos. Abel respondeu com substituições por atacado: entraram Martinuccio, Lanzini e Souza, saíram Sóbis, Deco e Diguinho. O desenho tático se manteve, mas o tricolor ficou mais rápido e aproveitou o recuo do adversário para passar à frente com o gol de cabeça de Lanzini aos 33 minutos.
Com as substituições, Fla passou a atuar no 4-2-3-1 com Bottinelli e Thiago Neves alternando no centro e à esquerda; Flu manteve o losango e, embora tenha ficado mais rápido na frente, abdicou do contragolpe no final.
Faltando menos de quinze minutos, a cautela do Flu era justificável. Assim como a ousadia um tanto suicida e desorganizada do time rubro-negro. Por um desses paradoxos que tornam o futebol apaixonante, o argentino Bottinelli – de atuação constrangedora contra o América-MG há duas rodadas, que parecia ter seu ciclo no clube praticamente encerrado e vacilou no combate a Souza no segundo tento do Flu – entrou em cena como improvável protagonista e decidiu o Fla-Flu com bela cobrança de falta e depois o chute forte no canto de Cavalieri.
O resultado não afasta o Flu da disputa da liderança ou do G-5, mas recoloca o Flamengo na rota do título. Em comum, apenas a necessidade de acertar a estratégia na administração do resultado favorável. Sem o contragolpe, o melhor talvez seja manter a posse de bola e seguir atacando. Para isso, é dever melhorar os passes: foram 85 erros do Fla e 71 do Flu, números parecidos se cruzados com a posse de bola (Fla 55% x 45% do Flu).
Quem fica entrincheirado dá chance ao imponderável. No Fla-Flu, ele atendeu pelo nome de Bottinelli.
[Sobre a polêmica arbitragem de Felipe Gomes da Silva, o blogueiro deixa sua opinião, que, obviamente, não tem a pretensão de ser a última palavra. Afinal a regra é clara, mas interpretativa: não pareceu intencional a cotovelada de Renato em Rafael Moura no final da primeira etapa; a entrada de Lanzini em Muralha foi normal, não houve infração; Jael fez falta em Marcio Rosário na área do Fla, mas houve lances semelhantes que também poderiam ter sido marcados a favor do Flamengo ao longo do jogo. Uma coisa é certa: as reclamações dos tricolores foram exageradas, desproporcionais para um time beneficiado em jogos recentes.]

66 Comentários para “Flamengo 3×2 Fluminense – Bottinelli decidiu clássico dos times sem contra-ataque”

Brasileirão 2011 - Rodada: 28º

3 X 2

Flamengo

 

Fluminense

Esquema
4-4-2
  Esquema
4-5-1
Escalação
Paulo Victor
Leonardo Moura
Alex Silva
Welinton
Junior Cesar
Maldonado
(Dario Bottinelli)
Luiz Philipe
Renato
Thiago Neves
Diego Maurício
(Negueba)
Deivid
(Jael)
  Escalação
Diego
Mariano
Leandro Euzébio
Márcio Rosário
Carlinhos
Edinho
Diguinho
(Souza)
Deco
(Manuel Lanzini)
Marquinho
Rafael Sóbis
(Martinuccio)
Rafael Moura
Técnico
Vanderlei Luxemburgo
  Técnico
Abel Braga